TCE Novembro
TJMS DEZEMBRO
Menu
sexta, 03 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
ALMS - NOVEMBRO
Interior

PMA de São Gabriel autua empresa por contaminação do solo após acidente

18 maio 2016 - 18h01Por Redação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Gabriel do Oeste autuou em R$ 25 mil, hoje (18) pela manhã, uma empresa transportadora com sede na Capital, por derramamento de biodiesel, causando poluição do solo e da vegetação à margem da rodovia BR-163, na altura do quilômetro 576, em Bandeirantes.

De acordo com a PMA, o fato ocorreu em razão de um acidente com uma carreta bitrem, carregada com biodiesel (carga perigosa). A PMA calcula que foram derramados aproximadamente dez mil litros de combustível de 57 mil que eram transportados.

Uma empresa especializada em execução de plano de emergência, contratada pela proprietária do veículo, já executava as ações de contenção do material, no momento da vistoria. Diante dos danos ambientais, a PMA confeccionou um auto de infração, sendo arbitrada multa no valor de R$ 25 mil contra a empresa. Os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição. A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção.

A empresa foi notificada a realizar a remoção do material contaminante e a recuperação da área degradada, apresentando em 30 dias os resultados à PMA, que encaminhará os documentos ao Ministério Publico, depois de vistoria, para constatação da recuperação.