Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas receberam informação, na manhã desta quarta-feira (20), de que, à margem da BR-158, no Km 211, a 50 km da cidade, havia uma onça deitada, que teria sido atropelada e não conseguia andar.
Às 11h00, a PMA foi ao local e verificou que o animal havia sido atropelado por um veículo Fiat Palio Weekend e ainda estava vivo. Os policiais fizeram o recolhimento da onça, um espécime adulto, para atendimento em uma clínica veterinária na cidade, porém, o animal já chegou morto.
A onça-parda será taxidermizada na Capital e será utilizada nos trabalhos de Educação ambiental da PMA.
A Educação Ambiental é realizada pelos Policiais e pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, na Capital e Interior em forma de oficinas. Além da visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráfico, etc, também é realizado o teatro de fantoches, com peças envolvendo vários temas ambientais. Ainda o Plantio de mudas, com palestra sobre desmatamento, erosões e importância da flora, etc. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos. Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.