Com o objetivo de criar novas áreas de proteção ambiental dentro da cidade, a prefeitura de Corumbá desenvolve por meio de parceria com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal propostas que visam atender e preservar a orla portuária que segue da Cacimba da Saúde até ao Parque Maria Gattas.
Para a diretora-presidente da Fundação, Luciene Deová estas regiões possui em parques importantes que precisam ser preservados. E a proposta é dar continuidade às atividades socioeconômicas, unindo desenvolvimento sustentável com proteção ambiental.
Uma equipe da Fundação de Meio Ambiente em parceria com as demais pastas do Executivo, além de organismos como Geopark Bodoquena-Pantanal, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Embrapa Pantanal, Ibama, Instituto Homem Pantaneiro, Instituto do meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Polícia Militar Ambiental, Exército do Brasil, Ministério Público Estadual participam de estudos para elaborar os projetos.
A reunião entre o grupo visa criar mecanismo de proteção como, por exemplo, na região do Tamengo, no local há um sítio paleontológico dentro do Geoparque Estadual Bodoquena-Pantanal e na região da Cacimba, a Taboa está se proliferando e eliminando plantas nativas como a Vitória Régia e secando parte de regiões que antes eram alagadas.
Já para o parque Marina Gattass, a prefeitura estuda criar uma série de intervenções para tonar o local mais atrativo para o turismo da região. Toda a região poderá ser transformada para poder ser usada pela população de maneira correta. A ideia do projeto é aliar esporte, cultura, meio ambiente e o turismo neste local.







