Entre as vítimas do acidente aéreo desta terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, o documentarista Rubens Crispim Jr., natural de São Paulo, era reconhecido por carreira consolidada e internacional. Ele morreu em queda de avião. A morte foi confirmada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (24).
Graduado em Artes Plásticas pela USP e especializado em fotografia, Rubens construiu uma trajetória de mais de uma década no cinema e no audiovisual. Seu talento ganhou projeção ainda em 2006, quando venceu o reality Projeto 48, do canal TNT, voltado à criação de curtas-metragens em tempo recorde. Três anos depois, participou do Festival de Cannes de 2009 com o curta "O Que Escolhemos", o que consolidou sua presença no cenário internacional.
Crispim Jr. também esteve envolvido em grandes produções para o mercado televisivo e de streaming. Ele trabalhou em projetos para Discovery América Latina, assinando documentários como "Operação Condor" e "Acidente Aéreo", reconhecidos pelo aprofundamento em temas históricos e investigativos.
Entre seus trabalhos mais recentes está o documentário "Bixiga 70 NYC", que acompanhou a turnê da banda brasileira Bixiga 70 nos Estados Unidos, combinando música, cultura e identidade brasileira em um olhar contemporâneo.
O acidente
Além de Rubens Crispim Jr., também morreram no acidente o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o arquiteto chinês de renome internacional Kongjian Yu e o piloto Marcelo Pereira de Barros, proprietário da aeronave.
O avião, um Cessna de pequeno porte, caiu em uma área de difícil acesso da Fazenda Barra Mansa, a cerca de 100 quilômetros do centro de Aquidauana. Após a queda, a aeronave explodiu, e os corpos das vítimas ficaram carbonizados.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) trabalharam no resgate durante a madrugada. As causas da queda ainda estão sob investigação. Relatos iniciais indicam que o piloto pode ter tentado uma arremetida, manobra para abortar o pouso, mas o avião perdeu altitude e se chocou contra o solo.
A Fazenda Barra Mansa, cenário do acidente, é conhecida por atrair turistas nacionais e estrangeiros e já foi palco de gravações da novela Pantanal, exibida pela TV Globo.







