Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Interior

Resgatado em fazenda no Pantanal, idoso era escravo há mais de 20 anos

Idoso não possuía documentos pessoais e nem recebia pelo trabalho realizado na propriedade rural

09 fevereiro 2017 - 15h49Por Kerolyn Araújo

Um idoso com mais de 70 anos é um dos homens que era mantido como escravo em uma fazenda no Pantanal. Ele estaria trabalhando no local há mais de 20 anos e foi resgatado ontem (08), após uma operação do Ministério Público do Trabalho em conjunto com a Polícia Federal, Ministério do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil.

Conforme informações do site Capital do Pantanal, o homem foi encontrado em um cômodo sem qualquer condição de higiene. Ele bebia água retirada de um coricho e armazenava em galões sujos de óleo diesel. As necessidades fisiológicas eram feitas no mato. 

Além do idoso, mais três homens que também estavam vivendo como escravos na propriedade rural foram resgatados. Eles não possuíam registro em carteira e nem recebiam salário.

O proprietário da fazenda, identificado como Gregório da Costa Soares, não foi encontrado, mas irá comparecer ou enviar representante até a Delegacia Federal de Corumbá para prestar esclarecimentos e negociar o acerto dos resgatados.

Investigações

As investigações tiveram início após uma denúncia informando que uma pessoa estava trabalhando em uma fazenda há mais de 20 anos de forma ilegal.

O dono da propriedade rural poderá responder pelos crimes de redução a condição análoga de escravo (dois a seis anos de reclusão) e omissão de anotação em carteira de trabalho (dois a seis anos de reclusão).