A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Interior

22/09/2020 12:00

A+ A-

Ressocialização de presas é exemplo de inclusão em Jateí

A mão de obra carcerária vem sendo utilizada há dois anos no município

O Mato Grosso do Sul tem um município que pode ser apontado como referência quando o assunto é ressocialização de presos. Jateí está dando bom exemplo no uso de mão-de-obra carcerária, promovendo a inclusão e combatendo o preconceito. 

Um convênio entre a Prefeitura, governo estadual, Agência de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e Vara de Execução Penal, possibilita a ressocialização de detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Jateí. O trabalho também conta com o apoio do Ministério Público Estadual.

O trabalho das reeducandas consiste basicamente na limpeza e varrição de ruas, mantendo a cidade limpa e com bom aspecto visual. O convênio foi firmado há mais de dois anos e foi interrompido por dois meses em função da pandemia, mas foi retomado no mês de agosto com os cuidados sanitários necessários, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Essa parceria inédita no Estado possibilita que reeducandas do regime fechado trabalhem fora dos muros do presídio, em favor da sociedade.  

Para garantir uma atuação ainda mais digna, a Prefeitura local estruturou um local adequado para que as internas fiquem alojadas após o expediente. De acordo com a diretora do presídio, Solange Pereira da Silva, o local funciona como uma extensão do presídio, que possui alojamentos e solário, voltado para às dez internas que desenvolvem ocupação produtiva por meio desse convênio.

A iniciativa existe há dois anos e busca a reinserção social, colaborando também para a população, com a garantia de locais mais limpos e cuidados. Devidamente uniformizadas, as internas executam os trabalhos, com acompanhamento de agentes penitenciários e orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024