Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Interior

Semana do Peixe terá pesca liberada no Antenor e Primo

13 outubro 2015 - 08h43Por Dourados Agora

A XII Semana do Peixe, de 13 a 18 de outubro, deve fomentar o setor com comércio de produtos, palestras e oficinas. Durante o evento, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura), Prefeitura de Dourados e parceiros, a pesca nos parques Antenor Martins e Primo Vicente Fioravanti estará liberada.

Já está definida a venda de peixes em todas as feiras de Dourados durante esta semana. Essa venda será feita com apoio de um caminhão-feira, que ficará estacionado nesses locais . Além disso, produtores de peixes de Dourados já têm estruturas para venda que é feita regularmente nas feiras.

De acordo Rubens Moreira Filho, coordenador da área de pesca da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria (Semafes), a meta é vender pelo menos 15 toneladas de peixe na semana. A ação é para a promoção do pescado, visando a aumento desse alimento da mesa do consumidor douradense.

O caminhão-feira do MDA também ficará estacionado nos parques Antenor Martins (Parque do Lago) e Primo Vicente (Rego D’Água). Na semana haverá pesca liberada nesses dois lagos. A Prefeitura vai divulgar posteriormente as datas da pesca livre.

Também já está definida uma oficina gastronômica no dia 16, Dia Mundial da Alimentação Saudável, na sede do sindicato Rural.

A Prefeitura também vai estudar com donos de supermercados a possibilidade de uma campanha de uma feira interna de venda de peixes nos supermercados. É mais uma maneira de incentivar o consumo do pescado. Porém a ação dependerá da adesão dos empresários.

A realização da Semana é da Prefeitura, através da Semafes, e do MDA, tendo como parceiros a MS-Peixe, a Superintendência Federal da Pesca em MS, o Governo do Estado, através da Aglaer, o Sindicato Rural de Dourados, a Câmara de Vereadores, Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD.

A Prefeitura de Dourados , através da Semafes, tem trabalhado para organizar o setor da piscicultura e incentivar a produção. Entre as ações executadas pelo prefeito Murilo está instituição da comercialização de peixe na Feira da Rua Cuiabá. A prefeitura também trabalha para aumentar a produção do pescado no município de forma a contemplar todas as feiras com a venda.

O caminhão do MDA conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, como câmaras frias, balcão expositor refrigerado, balanças. As peixarias e produtores que utilizarão o caminhão serão credenciadas pelo MPA e ela Prefeitura e deverão apresentar a documentação comprovando que seguem as normas sanitárias, fiscais e trabalhistas necessárias para o trabalho de comercialização de pescado.