Só neste ano, mais de 200 placas de trânsito precisaram ser substituídas em Dourados, gerando um gasto de R$ 36 mil ao município, conforme informações divulgadas pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) nesta quinta-feira (11).
Mais que isso, o número de vandalismo pode ser ainda maior porque nem todas as danificações ou roubos são informados para a Agetran. Cada placa instalada custa em média R$ 180.
Além de aumentar os gastos da prefeitura, os motoristas sofrem com falta de orientação nas ruas, podendo ocasionar acidentes.
As danificações ou roubos acontecem em diversos bairros do município, mas o Jardim Universitário e o Jardim Girassol são os que mais registram esse tipo de vandalismo, de acordo com a Agência de Transporte e Trânsito.
A administração destaca que, quem for pego furtando, danificando ou destruindo as placas de trânsito pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além multa.
As denúncias de vandalismo devem ser feitas diretamente na polícia e Guarda Municipal. Sobre a solicitação para reposição das placas de sinalização, pode ser feita pelos telefones (67) 3424-2005 ou 3428-2776.