Menu
Busca quarta, 22 de janeiro de 2020
Interior

Tensão entre índios e fazendeiros traz Força Nacional para Dourados

Mais recente conflito teve tiros e pedradas

15 janeiro 2020 - 17h50Por Thiago de Souza

A Força Nacional de Segurança deve vir para Dourados nas próximas semanas e o motivo é o acirramento do conflito entre indígenas e produtores rurais. O mais recente confronto foi na área da Perimetral Norte, perto da cidade, e envolveu seguranças e os chamados índios desaldeados.

Conforme o Dourados News, a vinda da Força é fruto de parceria do Ministério da Justiça e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. MS possui a segunda maior população indígena do país e o maior grupo de índios urbanizados, com 13 mil habitantes.

A confirmação da vinda do reforço policial foi feita pelo tenente-coronel da PM, Carlos Silva, ao site local. A presença da Força Nacional na cidade tem como objetivo promover o suporte nas ações ostensivas nas aldeias e atuar também nas áreas de conflito entre indígenas e produtores rurais.

Perimetral Norte

Desde o ano passado, propriedades na região da Perimetral Norte estão sendo ocupadas por invasores desaldeados e provocado confrontos com seguranças patrimoniais que atuam nessas áreas.

No início deste ano novo conflito mobilizou as forças de segurança da cidade para inibir uma verdadeira guerra entre os indígenas e os agentes patrimoniais. Quatro pessoas -- três indígenas e um segurança -- ficaram feridas em troca de tiros. O clima de tensão foi apaziguado, mas a disputa pela posse da terra continua.

O Dourados News tentou contato com o MJSP, em Brasília, para detalhar as informações, mas não  houve retorno da pasta.