Menu
terça, 18 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Interior

Três Lagoas poderá ter Porto Seco

20 dezembro 2015 - 15h29Por Portal Rádio Caçula

O Diretor de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, Diógenes José Martins Marques afirmou que há possibilidade de implantação do Porto Seco no município. Diógenes disse que a liberação da Receita Federal para a implantação da Estação Aduaneira do Interior (EADI), ou chamado Porto Seco em Três Lagoas, pode estar próxima de ser realizada, e que o Projeto está em discussão desde 2009, quando a Fibria iniciou seu projeto com a primeira linha de produção de celulose do local.

Segundo o diretor, durante a Rota do Desenvolvimento, ocorrida no mês passado e realizada pelo Sebrae no município, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado Jaime Verruck, anunciou que já ocorreu a decisão de implantação em Três Lagoas e não em Campo Grande, que também disputava essa modalidade logística.

Em 2012, quando a Eldorado Brasil iniciou suas atividades, estudos foram elaborados no sentido de viabilizar a implantação do Porto Seco em Três Lagoas, para a solução de diversos ‘gargalos logísticos’ do Porto de Santos, em especial no que se refere aos custos de descanso.

Diógenes explicou que a Costa Leste do Estado, região em que Três Lagoas é a cidade polo, se encontra a maior relevância na balança comercial por conter a maior concentração de indústrias do Estado. “Além de a maior parte dessas indústrias da Costa Leste estarem estabelecidas em Três Lagoas, cujo grande destaque é ter o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto do Estado)”, explicou.

O diretor também ressaltou que a complexidade logística de Três Lagoas e a disponibilidade de modais logísticos como fatores para que o Porto Seco seja construído no município.