Interior

25/10/2013 12:33

Meteorologista confirma passagem de tornado em Aral Moreira

Vendaval

25/10/2013 às 12:33 | Atualizado Carlos Guessy
Vendaval destruiu um barracão e parte da cobertura do Clube Conviver Melhor Idade em Aral Moreira. Foto: Facebook Eugênio Pereira

Segundo o meteorologista da estação da Uniderp/Anhanguera, Nathálio Abraão, o vendaval que deixou um rastro de destruição foi causado por um tornado com rajadas de ventos que chegaram até 120 km/h na tarde de ontem (24), em Aral Moreira, distante 402 quilômetros de Campo Grande. O vendaval foi entre as 14h e às 16h, segundo Abraão e a duração do tornado foi de três a quatro minutos.

O secretário de Planejamento e Fazenda, Fabrício Franco Marques, disse que os ventos fortes derrubaram a cobertura do Centro de Convivência da Melhor Idade e destruiu um barracão da Aviação Agrícola. “O teto do barracão de estrutura metálica, foi parar a 500 metros do local”, disse. Segundo informações dos moradores da cidade, o tornado se formou na entrada da cidade.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido no município. “Nunca tínhamos visto um fenômeno com este, foi a primeira vez que um tornado passou pela cidade”, afirmou Fabrício.

O meteorologista explica que o tornado é uma forma de energia somada a três fatores: pressão, temperatura e umidade. “Já foi confirmada a presença do fenômeno na cidade e no meio do tornado o vento ultrapassou os 120 km/h”, destaca.