14/04/2014 12:08
Cartões pré-pagos do transporte coletivo passarão a ser recarregáveis
Transporte Público
A partir do dia 15 de abril os cartões pré-pagos de 2, 5 e 10 créditos passarão a ser recarregáveis, tornando-se cartões ao portador. A informação é da diretoria do Consórcio Guaicurus, que com a iniciativa pretende facilitar ainda mais a vida dos usuários.
De acordo com João Rezende Filho, diretor do consórcio, o consumidor deverá ficar atento para o número de passagens permitido para o seu cartão pré-pago: "Se for de dois créditos, o valor da recarga será de duas passagens, os de cinco passagens e dez passagens, cinco e dez recargas, respectivamente".
Isso vale apenas para a primeira recarga, depois disso o cartão passa a ser recarregável para qualquer número de cargas que o usuário desejar, como um cartão comum.
Os usuários devem estar atentos a uma condição especial, estes cartões, quando transformados em pré-pagos recarregáveis não terão saldo negativo permitido, ou seja, não contarão com as duas passagens extras que acompanham os cartões originalmente recarregáveis.
Por se tratar de cartão recarregável, essas unidades darão ao passageiro o direito de acesso à integração temporal, ou seja, poderá seguir viagem em mais de um ônibus e com uma única passagem.
No caso de perda, por ser cartão ao portador, o cliente não terá como ser ressarcido, ao contrário do que ocorre com o cartão originalmente recarregável, vinculado ao número do CPF do cliente.
A partir dessas alterações no sistema, com esses cartões o passageiro poderá utilizar os ônibus executivos, desde que tenha um saldo mínimo de 1,22 créditos, e também se beneficiar da tarifa social, desde que tenha um saldo mínimo de 0,40 créditos.