Algo mais

há 10 anos

Com a modernidade, jovens fazem abstinência de internet à cerveja na Quaresma

Ficar sem carne é passado!

16/04/2014 às 06:10 | Atualizado Renan Gonzaga
(Foto: Reprodução/Internet)

Antigamente o normal era não comer carne durante os 40 dias da quaresma por conta da abstinência que é tradição desde os tempos mais remotos, mas hoje, com a modernidade, tudo mudou. Tem gente que fica sem refrigerante, outros sem internet, uns sem tereré, sem chocolate e até sem a famosa cervejinha. E o esforço, segundo eles, deve ser do tamanho da provação.


Historicamente, a Quaresma é aquele período de quarenta dias de uma das maiores celebrações do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, que é celebrada desde o século 4, no domingo. A comemoração começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, época em que os católicos se preparam para a Páscoa.


Chocolate é uma das tentações na Quaresma. (Foto: Renan Gonzaga)


Para muitos, é um período de reflexão, conversão espiritual, onde os cristãos fazem orações e penitências para prepararem seus espíritos. “O intuito da Quaresma é você fazer abstinência de uma coisa que você gosta muito, não como uma penitência, mas como uma forma de reflexão em respeito a tudo que Jesus passou”, explica Meyene Duque Weber, de 18 anos.


“Não adianta nada você ficar um tempo sem fazer algo, tem que fazer orações e tudo mais durante esse período, senão você apenas terá ficado 40 dias sem fazer uma coisa”, afirma a jovem, que desde os 5 anos se envolve em atividades na igreja em que frequenta, e que no ano passado bebeu apenas água e neste ano resolveu ficar sem refrigerante.


Muitos jovens deixam de tomar refrigerante também. (Foto: Reprodução/Internet)


Já a jovem Priscila Eufrásio dos Santos escolheu não ingerir bebidas alcoólicas durante o período. “Queria me testar, até que ponto eu aguento. Jogo bola quarta-feira com os amigos e depois já tomamos uma cerveja. Quinta também, na sexta-feira, no sábado e por aí vai... A gente só não bebe mesmo para guardar a segunda-feira”, brinca a professora de Educação Física de 26 anos.


Para ela, a provação seria maior por conta do hábito de beber vários dias na semana, que é quase cultural no país. Porém, Priscila garante que na verdade vê a Quaresma como um período de orar e fazer o bem. E pelo jeito ela, que há 15 anos não toma refrigerante por conta de um promessa, gosta mesmo de “se provar”. “Eu já fiquei sem internet e foi uma coisa de louco”, revela a educadora.


Até o tereré entra na lista das abstinências. (Foto: Renan Gonzaga)


TENTAÇÕES

 

Segundo Meyene, que no ano passado bebeu apenas água durante os 40 dias, e ficou até sem tereré e suco, acredita que as tentações “se fortalecem” neste período. “Parece que quando você entra na Quaresma piora 50 vezes. É difícil, não é fácil e muitas vezes você chega até esquecer porque não tem culpa, é muita tentação”, comenta.

“Eu já fiz de bala, chiclete e pirulito. E outra vez fiz de chocolate também. Mas quase todos os anos eu faço de refrigerante porque é o mais difícil para mim mesmo, é o mais tentador”, complementa Meyene. Já Priscila ressalta a importância ficar o período com a mesma rotina, fazendo as mesmas coisas. “Eu não deixei de frequentar os lugares que eu ia, não deixei de sair para justamente passar por essa provação”, finaliza.