Campo Grande

21/01/2019 19:00

Sistema fora do ar e falta de informações aumentam agonia de quem procura emprego na Capital

Encontrar uma vaga de emprego pode ser cansativo pra quem depende das agências governamentais em Campo Grande

21/01/2019 às 19:00 | Atualizado 21/01/2019 às 10:40 Rodson Willyams
André de Abreu

Dezenas de pessoas que foram até a Funtrab (Fundação do Trabalho), na manhã desta segunda-feira (21), se depararam com o sistema do Ministério do Trabalho fora do ar. Com isso, algumas pessoas acabaram ficando sem atendimento e outras preferiram aguardar no local.

A reportagem recebeu a denúncia logo cedo e, durante a nossa presença na Funtrab, o sistema ainda estava fora do ar. Porém, antes que saíssemos, o sistema havia retornado. O TopMídiaNews conversou com João Ferreira de Almeida, de 52 anos, que esteve no local à procura de emprego.

Em busca do sonho, João contou que desde sexta-feira (18) tem procurado o local em busca de uma oportunidade para motorista e ou pedreiro, mas que, até então, não havia conseguido nada porque o sistema estava fora do ar.

"Vim aqui na sexta-feira e estava fora do ar, mas a atendente disse que o problema estava desde quinta-feira. Imagina as pessoas que não têm condições, vêm aqui e perdem a viagem?", comentou.


João esteve na manhã desta segunda-feira (21), na Funtrab. Foto: André de Abreu.

João ainda informou qu,e após o episódio em que houve um incêndio no local, o atendimento ficou ruim. "Eles não colocaram mais um painel e a gente fica sem saber. Outra coisa, vim aqui saber sobre vaga, às vezes, vamos dizer que tem 80 vagas. Nós pegamos uma senha e ficamos aqui esperando e, quando chega a vez, não tem mais essa vaga. Acho que eles deveriam ir informando quando as vagas vão acabando porque assim a gente não precisa ficar aqui o dia todo", comenta.

Por meio da assessoria de imprensa da Funtrab, a Instituição informou que o problema que ocorreu nesta manhã foi com o servidor do Ministério do Trabalho, em Brasília. Assim, devido a oscilação no sistema, tanto o Ministério do Trabalho em Campo Grande, quanto a Funsat e a Funtrab, todos ficaram sem atendimento, uma vez que todos utilizam o mesmo sistema.

A direção ainda negou que a falha no sistema tenha ocorrido na semana passada e afirmou que as segundas e sextas-feiras são os dias que as agências recebem mais movimento no país, o que sobrecarrega o sistema nacional.


Cerca de 600 pessoas passam diariamente pela Funtrab. Foto: André de Abreu.

Vagas

Para quem quiser consultar vagas disponibilizadas nas agências de emprego em Campo Grande, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Sine Fácil. O servidor pode baixar o aplicativo na loja virtual de forma gratuita pelo celular.

Lá, a pessoa faz um cadastro e é informada sobre as vagas disponibilizada para o seu perfil. A pessoa que também precisar requisitar o seguro-desemprego pode fazer o pedido pelo mesmo aplicativo.