Geral

20/05/2019 19:09

Agepen dispensa diretor de presídio que achava 'normal' presos trabalharem para agentes

Manoel Machado não é mais diretor da Penitenciária Estadual de Dourados

20/05/2019 às 19:09 | Atualizado 21/05/2019 às 06:59 Celso Bejarano, de Brasília
Geovanni Gomes/Arquivo TopMídiaNews

Portaria assinada nesta segunda-feira (20) pelo diretor-presidente da Agepen, a Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, Pedro Carrilho de Arantes, dispensou o diretor de Unidade Penal de Máxima Complexidade”, da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Manoel Machado da Silva. A publicação apareceu no Diário Oficial de MS.

Reportagens publicadas pelo TopMídiaNews mostram um agente penitenciário entrando e saindo com veículo particular no pátio da penitenciária. Lá, um preso agiu como mecânico para o agente, consertando uma carretinha fabricada para transportar motocicletas.

Em entrevista ao jornal, o diretor dispensando afirmou que era fato corriqueiro na prisão, agentes irem lá consertarem seus veículos. Ou seja, para ele, conforme a declaração, seria normal o preso ser usado como mão-de-obra dos servidores da penitenciária.

O agente que teria feito a denúncia, registrando as imagens por meio de celular, foi transferido para outra unidade prisional. Colegas seus disseram que a medida seria uma represália. No entanto, oficialmente, o agente foi tirado de lá por enfrentar uma sindicância, daí a necessidade da transferência.