Saúde

25/07/2019 16:08

Mutirão de prevenção do câncer no colorretal vai ofertar exames para diagnóstico da doença

Pacientes serão selecionados por meio da fila do Sistema Único de Saúde, com idades entre 50 e 75 anos, que nunca realizaram o exame

25/07/2019 às 16:08 | Atualizado 25/07/2019 às 16:10 Da redação/Assessoria
Reprodução/Assessoria

Estima-se que por ano 310 homens e 290 mulheres, a cada 100 mil habitantes em Mato Grosso do Sul, serão diagnosticados com câncer no colorretal, de acordo com a estimativa de 2018 e 2019 do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diante dos números, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Centro Avançado de Endoscopia do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), realizam nos dias 27 e 28 de julho o mutirão de prevenção ao câncer colorretal. Serão oferecidos exames de colonoscopia com o objetivo de rastrear e prevenir a doença.

Os pacientes serão selecionados por meio da fila do Sistema Único de Saúde (SUS), com idades entre 50 e 75 anos, que nunca realizaram o exame. Após a seleção, o paciente passará por um preparo de limpeza de cólon com até dois dias antes  do procedimento.

Durante a colonoscopia, se  o paciente for diagnosticado com  lesões pré-cancerígenas, serão  realizados procedimentos  para evitar que as mesmas evoluam para um câncer. Já os pacientes que tiverem  diagnóstico cancerígeno serão submetidos à biópsia e encaminhados para tratamento com médico oncologista especialista do HRMS. Para realização do mutirão,  o Regional conta com vários profissionais especializados em colonoscopia, além de anestesiologistas e uma retaguarda de cirurgiões do aparelho digestivo,médicos patologistas e equipe de enfermagem.

A ação ocorre diante de dados alarmantes, divulgados pelo  do INCA, que mostra o número de casos de câncer colorretal no país, chegando a 36.000 por ano. Apesar do crescimento, a doença é altamente prevenível e curável  por meio dos métodos de rastreio, “Queremos conscientizar à população e o Estado da importância desta prevenção, aproximadamente essa atitude previne em 80% os casos de câncer”, destacou a Doutora Caroline Leonardi, Chefe do Serviço de Endoscopia do HRMS.