Cidades

27/07/2019 17:28

A cada 24 horas, ao menos um idoso é agredido em MS

Homem de 84 anos procurou a polícia para denunciar o próprio filho

27/07/2019 às 17:28 | Atualizado 27/07/2019 às 17:44 Maressa Mendonça
Disque 100 recebeu mais de 500 denúncias de maus tratos contra idosos em 2018 - Arquivo/TopMídiaNews

A cada 24 horas, ao menos um idoso é agredido em Mato Grosso do Sul. É o que aponta os dados do Disque 100, canal de denúncias de violação dos Direitos Humanos. Segundo o último levantamento divulgado pelo órgão, só no ano passado foram recebidas 545 denúncias de maus tratos contra pessoas maiores de 60 anos no Estado. 

Na sexta-feira (26), um homem de 84 anos foi ameaçado de morte e agredido pelo próprio filho, de 56 anos, com um pedaço de madeira em uma residência da Vila Jacy, em Campo Grande. Segundo o relato da vítima, o filho sempre fica incomodado quando há cobrança do aluguel. 

Casos de agressão contra idosos não são incomuns e a violência não é só física. Outras  queixas comuns são de negligência. Ameaças e humilhações também são motivos frequentes de denúncia.

O SERVIÇO 

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito de denúncias contra qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos.  Seja ele contra crianças, contra idosos, contra adolescentes infratores ou presos. Ele funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Para fazer uma denúncia é preciso informar quem é a vítima, o tipo de violência que ela está sofrendo, quem é o suspeito, qual é a localização, há quanto tempo a violência acontece e se algum órgão já foi acionado. As denúncias podem ser anônimas.

AS MUDANÇAS

O Governo Federal pensa em ampliar o sistema de atendimento às vítimas de qualquer tipo de violação de direitos e receber denúncias também pelo WhatsApp e Instagram. A informação foi divulgada pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves Damares Alves, durante visita a Campo Grande. 

“Hoje em dia ninguém mais disca. Todo mundo tecla”, declarou a ministra ao comentar as mudanças que pretende fazer no serviço do “Disque 100”. Ainda não há informações sobre quando essas mudanças devem ocorrer.