Cidades

17/08/2019 13:30

Comprar produtos a 'preço de banana'? Saiba como participar de leilões da Receita Federal

Receita costuma leiloar itens apreendidos a preços muito menores que do mercado

17/08/2019 às 13:30 | Atualizado 18/08/2019 às 07:21 Nathalia Pelzl
Divulgação/ Receita Federal

Os leilões realizados pela Receita Federal podem ser uma alternativa para quem busca economia. Os itens leiloados são produtos de apreensões, entre eles, roupas, artigos eletrônicos, como tablets e videogames, e até mesmo veículos.

Podem participar dos leilões, pessoas físicas que apresentem RG, CPF regular e comprovante de residência. Já no caso de pessoa jurídica é necessária a apresentação do CNPJ, contrato social, além do RG e CPF do representante legal da empresa.

Cada leilão tem seu próprio edital, podendo ser realizado de forma presencial ou online. Neste segundo caso, é necessário um cadastro pela internet e documentação específica.

O interessado deverá acessar ao site da Receita e seguir as orientações para cadastro. Lembrando que a participação só será possível após a utilização de um Certificado Digital, junto com um código de acesso através do Portal e-CAC.

No entanto, é preciso estar atento, pois não existe a opção de parcelamento dos itens comprados. Além disto, após o participante arrematar o tem, será obrigatória a emissão do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Confira o manual para participar do leilão eletrônico,  clique aqui.