Saúde

27/08/2019 09:17

É #FAKE que novo verme chamado Simla Mirch esteja contaminando pimentões no Brasil

Nome de verme citado não existe. Contaminação mostrada é rara e só ocorre em países onde a produção do pimentão não segue técnicas adequadas

27/08/2019 às 09:17 | Atualizado 27/08/2019 às 08:24 Da reprodução/G1
Reprodução/G1

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um verme dentro de um pimentão verde. Junto com o vídeo circula uma mensagem que diz: "Gente, cuidado com o pimentão... esse verme chama Simla Mirch... Um novo verme que vive em áreas molhadas do corpo também. Pode causar dor e até vir a matar eventualmente". A mensagem é #FAKE.

Doutor em entomologia, pesquisador e coordenador de Produção Integrada de Pimentão da Embrapa, Jorge Anderson Guimarães afirma que o vídeo mostra uma provável contaminação do pimentão por vermes nematomorfos na Índia. Ele usa a palavra "provável" porque a imagem já mostra o fruto aberto e não há como garantir que o verme não possa ter sido “plantado” apenas para obter visualizações sensacionalistas na internet.

Ou seja, mesmo que seja um verme, ele não é novo nem tem esse nome propalado na mensagem. Guimarães diz que vermes parasitam insetos que devem ter atacado o fruto do pimentão e morrido, permitindo que eles completassem seu ciclo de vida e emergissem no interior do fruto. O verme adulto habita corpos aquáticos como riachos e lagos.

O professor diz que esse tipo de contaminação só ocorre quando a produção do pimentão está muito próxima de áreas alagadas e sem as técnicas adequadas de controle. No Brasil, as técnicas de produção do pimentão são bem mais seguras, diz. A irrigação, por exemplo, ocorre por gotejamento.

"Essa postagem é fruto do mais puro acaso da natureza e não traz nenhum perigo para os consumidores do produto. Sem contar que ocorre em uma região muito distante do Brasil, onde as condições de higiene e saneamento básico favorecem esse tipo de contaminação", afirma. A Anvisa diz não ter recebido nenhuma notificação a respeito de algum pimentão contendo verme no Brasil.

Com relação aos cuidados que o consumidor deve ter, recomenda que sempre adquira produtos com procedência conhecida e que fique atento às condições sob as quais o alimento estava quando exposto à venda. A Anvisa ressalta ainda que o consumidor tenha os devidos cuidados durante a manipulação do alimento, seguindo as boas práticas de manipulação.

Essas orientações estão disponíveis de forma explicativa na cartilha da Anvisa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também afirma não ter informação sobre esse verme específico e diz que não há histórico de que haja alguma praga associada ao pimentão. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, no entanto, recomenda que todos os vegetais sejam sempre bem lavados.

A legenda da mensagem falsa diz que o nome do verme é simla mirch, mas essa expressão, no idioma hindi, coincide com capsicum, em inglês, o mesmo que pimentão em português. Uma pesquisa reversa nas imagens mostra que o vídeo circula em países orientais.