Cidades

21/09/2019 13:08

Com R$ 119 milhões em obras de saneamento, 16 cidades serão beneficiadas em MS

Expectativa é que mais de 55 mil famílias sejam beneficiadas

21/09/2019 às 13:08 | Atualizado 21/09/2019 às 13:29 Nathalia Pelzl
Wesley Ortiz

Foi realizada, na manhã deste sábado (21) a assinatura do contrato de mais de 119 milhões que vai proporcionar construção de redes de esgoto,  construção de redes de esgoto, elevatórias, estações de tratamento de esgoto (ETE) e sistema de proteção de tubulações no Rio Paraguai, em Corumbá, além de melhorias em ETEs já existentes em outros municípios.

Reinaldo Azambuja afirmou que a ideia é proporcionar a universalização da coleta e tratamento de esgotamento sanitário, sendo que até o final de outubro ou início de novembro mais 14 municípios deverão ser beneficiados.

A iniciativa é uma parceria do Governo, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Sanesul. O investimento faz parte do Programa Avançar Cidades, programa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Dos investimentos, 113 milhões foram fornecidos pela Caixa e 6 milhões da Sanesul

Em seu discurso, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães destacou que com isso, mais de 55 mil famílias serão beneficiadas, além de ter mais condições

“São 16 cidades algumas delas vão sair de 0 para 100% de saneamento. Penso que isso é um marco, saindo de uma condição precária e 55 mil famílias serão beneficiadas". 

O presidente da Sanesul, Valter Carneiro Júnior, destacou que, atualmente, 12 municípios já possuem mais de 80% em saneamento.

“Hoje nós já temos 12 municípios que ultrapassam 80% de saneamento básico e com esses investimentos que estão sendo feitos, são algo em torno de 40 municípios, ao final do investimento todos terão mais de 80% de cobertura”.

Os municípios contemplados são Anaurilândia, Anastácio, Aral Moreira, Bataguassu, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Japorã, Mundo Novo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Ivinhema e Corumbá.