21/05/2014 06:00
Mobilização no Facebook evita morte e abandono de cadela socorrida por casal
Mei Dog Help
Nem um cachorro, nem um gato. De longe, foi difícil identificar que Mei se tratava de uma cadela, quando foi encontrada no dia 6 de abril, na avenida Duque de Caxias, pelo casal, Mari Armôa e Rodrigo Faleiros, tamanha a situação degradante em que estava. "Ela estava muito judiada, com sarna no rosto, o olho não abria e estava bem debilitada", afirma a publicitária.
Embalada na camisa de Rodrigo, o casal iniciou uma verdadeira saga para salvá-la. Na primeira clínica veterinária em que foi levada foram feitos exames e uma possível cegueira foi diagnosticada. Durante os quatro dias em que o animal ficou na clínica, ganhou um nome e ajuda de dezenas de amigos por meio de uma campanha de arrecadação de fundos pelo Facebook para custear o tratamento.
Entre os comovidos , estavam os voluntários da Ong (Organização Não Governamental) Abrigo do Bichos, que viabilizaram sua ida para uma clínica parceira, onde os custos do tratamento seriam menores. Lá, foi constatado que a cegueira era em decorrência da doença e com o tratamento adequado ela melhoraria .
Porém, Mei possuía Leishmaniose, e as dificuldades em encontrar um lar passaram a ser maior. "Não é todo mundo que entende que um cachorro com Leishmaniose é tratável. As pessoas têm preconceito. Por isto, esperamos por pessoas com paciência e carinho especial", afirma Mari.
A espera por um dono durou um mês e 15 dias. O encontro ocorreu no domingo (18), em uma feira de doações organizada pelo Abrigo dos Bichos. Mei passou dos cuidados de Mari Armôa para as mãos Mari Turatto. "A Mei a lambeu. Foi amor a primeira vista", afirma a publicitária.
Apesar de passageira, a presença de Mei na vida do casal deixou uma lição. "Podemos ver de perto que a Leishmaniose é tratável. Hoje procuramos entender melhor a doença. O tratamento melhorou muito e vem evoluindo a cada dia", afirma.