Economia

28/10/2013 15:52

Pesquisa revela que maior problema da indústria brasileira é a falta de qualificação profissional

Estudo

28/10/2013 às 15:52 | Atualizado Aline Oliveira
Divulgação

 

Uma pesquisa  divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e publicada nesta segunda-feira( 28), em Brasília, demonstra que o maior problema enfrentado pelas empresas industriais brasileiras, do setor extrativista e de transformação é a falta de trabalhadores qualificados.

 

O estudo realizado na primeira semana de abril e no qual foram consultadas 1.761 empresas comprovou que a deficiência foi elencada por 65% dos locais entrevistados. A situação só perdeu importância para as indústrias de pequeno porte, grupo em que o percentual de entrevistados com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada caiu de 68% para 61%. Entre as de médio porte, o índice se manteve em 66% e nas de grande porte houve um pequeno aumento de 66% para 68%.

 

 “Desde o fim de 2010, a indústria não cresce e, ainda assim, os empresários têm dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados. À medida que a indústria voltar a crescer, o problema vai se acirrar”, afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, responsável pela pesquisa.

 

Cabe destacar que a pesquisa revela que o problema foi encontrado em todas as áreas, desde operadores para a produção até o nível gerencial. Os entrevistados afirmaram ainda que a situação piora entre operadores e técnicos para a produção: 90% disseram ter problemas para encontrar operadores de produção e 80% para trabalhadores de nível técnico. Juntos, os dois profissionais respondem por aproximadamente 70% dos contratados na indústria.

 

Fonte: Fiems