28/12/2019 12:32
Procon aponta Energisa e Águas Guarirobas como campeãs de reclamações em 2019
O número representa um aumento de 1,57% comparado a 2018
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS realizou 31.635 atendimentos em 2019 e a maioria das solicitações, estão ligadas a assuntos financeiros e serviços essenciais. Segundo o Procon, 58,32% dos atendimentos estão relacionados a esses dois setores.
O número representa um aumento de 1,57% comparado a 2018. De janeiro a dezembro, ocorreram 11.810 encaminhamentos de Cartas de Informações Preliminares (CIPs), 9.149 aberturas diretas de reclamação, 8 223 simples consultas e 1 328 encaminhamentos à fiscalização, além de procedimentos em quantidades menores como é o caso de atendimento preliminar, extra Procon Estadual e reclamações de ofício.
Nas áreas de serviços financeiros, foram registrados 9.761 atendimentos, enquanto em serviços essenciais foram 8.191. Foram computados, também, serviços privados, saúde, alimentação e habitação entre outros. Por meio do telefone 151, foram realizadas 6 140 orientações
Conforme o levantamento, as empresas ou assuntos mais demandados foram de energia elétrica, com total de 2.796, estabelecimentos comerciais como supermercados, padarias e locadoras tiveram 2.240, bancos 2.144 e telefonia celular 2.091.