Economia

28/10/2013 19:35

Incêndio em usina de açúcar no interior de São Paulo provoca desastre ambiental

Usina de Açúcar

28/10/2013 às 19:35 | Atualizado Aline Oliveira
Divulgação

Um incêndio ocorrido em armazém de açúcar no município de Santa Adélia (SP),  na última sexta-feira (28) provocou o derretimento do produto e  a contaminação do rio São Domingos. A administração informou que o foco começou na esteira de carregamento do local.

 

Por medida de segurança, 17 pessoas de quatro famílias vizinhas ao armazém foram retiradas de suas casas e estão hospedadas em hotel na cidade e todos passam bem. O fogo só foi controlado no domingo, porém, ainda há riscos de novos focos e explosões no local.

 

O fogo foi tão forte que o muro do local não foi suficiente para barrar o açúcar derretido, sendo necessário construir barreiras de terra em frente a quatro residências próximas. Além disso, a contaminação atingiu cerca de 20 km do rio existente na região e deve provocar a mortandade de vários peixes.

 

Segundo engenheiros da Cebesp, o nível de oxigênio mensurado era de zero até ontem (domingo). Apesar do produto não ser tóxico, esgota o oxigênio da água provocando o desastre ambiental.

 

Com capacidade para armazenar 35 mil toneladas de açúcar, no momento do incidente o local tinha 28 mil toneladas que foram derretidas pelo fogo. O porto seco de Santa Adélia possui dois armazéns que recebem açúcar de 10 usinas na região e o produto perdido corresponde a 0,2% da safra de açúcar do estado de São Paulo.