Saúde

31/03/2020 15:25

Após morte por coronavírus, secretário pede para população ficar em casa em MS

Apesar da notícia triste, Resende reforça que ainda não há transmissão comunitária no Estado

31/03/2020 às 15:25 | Atualizado 31/03/2020 às 19:03 Diana Christie

Em coletiva de imprensa para detalhar a primeira morte pelo novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que não há transmissão comunitária do covid-19 no Estado, mas fez um apelo para que a população fique em casa.

“Depois de três meses de combate rigoroso com as secretarias municipais e com as outras secretarias esse é o primeiro caso, o que mostra que, apesar disso, as medidas estão dando certo. [...] Fiquem casa. Este é o melhor caminho”, reforçou.

A primeira vítima fatal do Estado trata-se de Eleuzi Silva Nascimento, 64 anos, residente do município de Batayporã, que estava internada no Hospital Cassems de Dourados. A paciente contraiu o coronavírus através do contato com duas irmãs que chegaram da Bélgica, dias antes do início de sintomas de Eleuzi. Uma das duas estava com o vírus, mas assintomática.

“A vítima veio a falecer há poucas horas. Ela foi atendida dia 16 e permaneceu em Nova Andradina até o dia 23 e depois transferida a Dourados e apesar de todos os cuidados da equipe técnica que a assistiu, ela veio a óbito”, lamenta o titular da SES, Geraldo Resende.

Secretário Geraldo Resende - Foto: Chico Ribeiro

Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima tinha pneumopatia crônica, o que pode ter contribuído com a grave evolução do quadro.

Mato Grosso do Sul tem 44 casos confirmados de coronavírus e monitora 51 casos suspeitos da doença.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 524 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 429 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.