Geral

08/04/2020 11:45

Moradores que saem na quarentena são presos pelos pés na Colômbia

O objetivo é parar a propagação do covid-19

08/04/2020 às 11:45 | Atualizado 08/04/2020 às 10:50 Diana Christie
Reprodução/Revista Época

A prefeitura de Tuchín, em Córdoba, na Colômbia, está castigando os moradores que desrespeitam as regras de isolamento social prendendo os ‘desobedientes’ pelos pés em uma estrutura de madeira conhecida como cepo, em uma das praças públicas da cidade. As informações são da Revista Época.

"Aumentamos a base de força no município, juntamente com a Guarda Indígena, o Exército e a Polícia. Pessoas que não estão cumprindo as medidas obrigatórias de isolamento estão sendo punidas", explicou, em seu Facebook, o prefeito Alexis Salgado.

De acordo com o prefeito, apesar de não utilizada há alguns anos, a medida é prevista em lei e já fazia parte da tradição do povo indígena Zenú, da qual a população de Tuchín é descendente. O objetivo é parar a propagação do covid-19.

"Para preservar a estrutura institucional e respeitar os usos e costumes do povo Zenú, essa articulação está sendo realizada. Queremos ser um exemplo de respeito e demonstrar que, apesar da diversidade existente em nosso território, as instituições estão se unindo para proteger a saúde de todos", disse ao jornal local "El Tiempo".

Em poucas horas da aplicação da lei, o movimento nas ruas diminuiu. "Se impusermos uma sanção econômica, a maioria não terá como pagá-la, mas se recorrermos a essas práticas típicas de sua cultura, as estamos fazendo com que cumpram as leis e mantenham vivas suas tradições”.

O castigo é de meia hora, mas pode aumentar nos próximos dias.