Saúde

23/04/2020 10:52

Estudo na China descobre medicamentos específicos contra a covid-19

O estudo foi realizado através da análise estrutural do vírus

23/04/2020 às 10:52 | Atualizado 23/04/2020 às 10:01 Dany Nascimento
Getty Imagens

Dois medicamentos específicos que devem ser usados contra o novo coronavírus foram descobertos por um estudo, realizado pela Academia Chinesa das Ciências.  De acordo com o site Uol, apesquisa, publicada na revista especializada "Science", foi coordenada por Wenhao Dai e conseguiu projetar as moléculas para bloquear a enzima  protease, o "motor" que permite que o vírus consiga se multiplicar.

Os dois medicamentos chineses juntam-se a um outro descoberto na Holanda, que atua contra a mesma enzima, e um na Alemanha, que age contra a proteína spike - o arpão com o qual o vírus agride a célula para invadi-la.

Dessa forma, as quatro moléculas tornam-se candidatas a se tornarem os primeiros remédios a serem usados contra a Covid-19, uma doença da qual se sabe ainda muito pouco.

De acordo com a publicação, o estudo foi realizado através da análise estrutural do vírus, em particular nesse caso, com a enzima protease. As moléculas chamadas de inibidores de protease 11a e 11b enfrentaram os primeiros testes com resultados encorajantes.