Economia

30/04/2020 12:16

Governo paga salários dia 6, mas mantém preocupação com próximo mês

Governo conta com pacote de ajuda a estados e municípios para manter salários em dia

30/04/2020 às 12:16 | Atualizado 30/04/2020 às 12:23 Diana Christie
Reprodução/Facebook

O Governo do Estado deposita o salário dos servidores públicos na próxima quarta-feira (6), com disponibilidade de saque no dia seguinte. São R$ 394.933.364,42 para atender 79.188 matrículas estaduais, sendo 48.197 ativas e 30.991 inativas.

“É muito importante que nesse momento esse recurso irrigue a nossa economia”, destacou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, durante boletim epidemiológico desta quinta-feira (30).

Para o próximo mês, no entanto, os salários ainda não estão garantidos. Segundo o governo, a economia parou com a pandemia e a estimativa é de R$ 250 milhões a menos na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre Operações e Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços) somente no mês de maio.

“A gente tem se dedicado ao máximo de conversar com o Congresso Nacional, com nossa bancada, para que o projeto de ajuda aos estados seja aprovado o mais rápido possível”, enfatizou Riedel.

O pacote de ajuda a estados e municípios que está tramitando no Senado pode recompor perdas desse tributo com repasses mensais, alongamento do prazo para pagamento da dívida com a União e a renegociação de empréstimos com BNDES e outros bancos.

O pacote tramita há pelo menos 45 dias sem avanços significativos até o momento. “Todo dinheiro disponível hoje no Tesouro Estadual vem sendo aplicado na Saúde e na Segurança Pública para garantir a estrutura necessária de atendimento e proteção à população. São investimentos diários que não podemos deixar de fazer neste momento. Estamos protegendo a vida da população e isso deve ser também prioridade também do Governo federal. Estamos no limite de gastos e precisamos desse socorro para continuar trabalhando e pagando nossos servidores em dia”, destacou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).