Campo Grande

11/05/2020 18:34

Mais semáforos em rotatórias de Campo Grande já no dia 20

Já na confluência da Ceará/Joaquim Murtinho, a rotatória foi removida, substituída por alças de acesso

11/05/2020 às 18:34 | Atualizado 11/05/2020 às 17:31 Vinícius Squinelo, com assessoria
Divulgação

Os dois conjuntos semafóricos que vão regular o fluxo de veículos nas duas rotatórias da Rua Joaquim Murtinho (com a Rua Ceará  e a Avenida Eduardo Elias Zahran) entraram em funcionamento em caráter experimental na tarde desta segunda-feira (11).  Os equipamentos serão testados até a próxima terça-feira (19), em diferentes períodos do dia, para calibrar os tempos dos 38 porta-focos instalados, conforme o movimento do trânsito.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Janine Bruno, no próximo dia 20 os semáforos entram em funcionamento definitivo junto com a implementação do  reordenamento do trânsito nesta região por onde circulam 68 mil veículos.  Foram executadas obras de infraestrutura (recapeamento, pavimentação),  além de terem sido feitas readequações e a urbanização dos canteiros.

“Os dois conjuntos semafóricos serão sincronizados (incluindo o de pedestre) de forma que haja fluidez no trajeto entre as duas rotatórias e não haja congestionamento nos horários do pico”, disse.

Os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explicam que com o reordenamento,  por exemplo, o motorista que  vem pela Zahran e quer seguir em frente para alcançar a Rua Ceará,  já percebe uma grande diferença.  Ao invés de esperar uma brecha no fluxo de veículos que vinha da Joaquim Murtinho e seguia rumo à saída para Três Lagoas, com os semáforos, só vai esperar até a próxima abertura do sinal que será ajustado em tempo real.

Nesta rotatória, a alça de acesso foi ampliada, o canteiro central avançou quatro metros para instalação do conjunto semafórico com 15 porta-focos que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões.

Já na confluência da Ceará/Joaquim Murtinho, a rotatória foi removida, substituída por alças de acesso. Foi instalado um conjunto semafórico com  23 porta-focos para garantir todas as conversões. Uma das alças, cortando ao meio a antiga rotatória,  facilita o acesso ao centro da cidade (pela Joaquim Murtinho) para quem vem da Zahran ou da saída para Três Lagoas.