Geral

30/05/2020 14:51

VÍDEO: Bolsonaro provoca e posta gravação com 'contradições' de Alexandre de Moraes

Presidente diz que ministro quer calar vozes conservadoras

30/05/2020 às 14:51 | Atualizado 30/05/2020 às 15:03 Thiago de Souza
Reprodução Facebook

O presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo, neste sábado (30), onde mostra o ministro Alexandre de Moraes fazendo um discurso onde defende liberdade de expressão. A intenção do presidente é mostrar uma suposta contradição entre a fala de Moraes e o inquérito que o ministro conduz no STF, no qual Bolsonaro acusa o ministro de censurar vozes conservadoras. 

No vídeo, é feito um compilado da fala de Moraes quando esteve na Comissão de Ética do Senado, na ocasião da sabatina que referendou a ida dele para o STF. 

Nessa gravação, Moraes cita, ao menos 12 vezes, a palavra ''liberdade'', seja de expressão, individual e outros direitos do cidadão. 

''...E garantidor da ordem na estrutura governamental republicana, com irrestrita possibilidade de debates de ideias e respeito à diversidade. Esse é o Supremo Tribunal Federal que eu acredito, defensor das liberdades, esse é o Poder Judiciário que eu acredito. Esse é o meu compromisso...'', disse Moraes na ocasião.

Na legenda do vídeo, Bolsonaro ironizou: ‘’Mais um vídeo de Moraes e as liberdades’’. 

Atritos

Bolsonaro entrou em rota de colisão com Alexandre de Moraes, já que o ministro do STF autorizou ações de busca e apreensão contra jornalistas e empresários ligados a ele. O presidente disse, quando da deflagração da operação que investiga fake news, que nenhuma voz pode ser calada pelo STF.