Geral

17/06/2020 10:13

Viviane Senna, Eduardo Riedel e Cecília Motta debatem educação pública pós-pandemia

17/06/2020 às 10:13 | Atualizado 17/06/2020 às 10:16 Redação
Assessoria/Eduardo Riedel

O que gestores, alunos, pais e mães estão aprendendo com a nova realidade imposta pela pandemia corona vírus? Como vencer os desafios do isolamento social na educação dos filhos? Qual o novo papel da família neste momento de ensino à distância? Que transformações impactarão a educação pública, após a pandemia? Como as novas tecnologias podem ajudar na formação de um novo modelo de aprendizagem na área pública?

Essas e outras questões temáticas marcaram o encontro virtual, de quase duas horas de debate, entre a presidente de uma das mais respeitadas e importantes instituições de educação do País, o Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, e os secretários de Governo, Eduardo Riedel, e da Educação, Maria Cecília, na Live da Educação que acontece uma vez por semana, através dos canais digitais do Governo do Estado.

Viviane Senna conhece bem a realidade da educação no Mato Grosso do Sul, porque o Instituto Ayrton Senna é parceiro do estado nesta área. A proximidade com o trabalho realizado motivou inúmeros elogios à metodologia inovadora implementada no estado. Na live transmitida ontem (15), Viviane fez questão de frisar  os bons resultados desta parceria.

 “Tem dois craques nessa gestão que eu conheço, a Cecília e  o Eduardo. Ambos contribuem estimulando o trabalho em conjunto e  a reflexão de que tipo de aprendizado poderemos ofertar aos nossos jovens. E como bem diz o Riedel, estamos vivenciando um momento de transformação e é um ponto importante para olharmos para frente e seguirmos em frente”, comentou Viviane.

De acordo com secretário Eduardo Riedel, a colaboração do Instituto tem sido fundamental no processo de modernização do ensino no Estado. Riedel ainda adiantou que, neste mês de junho, o Governo firmou parceria com a Microsoft, que trará grandes avanços para a Rede Estadual de Ensino (REE) agregando tecnologias  essenciais para esse momento de Pandemia.

“Não é todo dia que uma unanimidade na educação como Viviane Senna elogia um trabalho que vem sendo construído com o apoio de todos os setores do Governo,  garantindo o direito ao ensino sem qualquer tipo de exceção. Em tempo de pandemia, enfrentamos  muitos desafios para manter nossos alunos próximos às escolas e inseridos no contexto de aprendizagem. Embora estejamos vivendo esse momento desafiador, estamos nos readaptando a fim de garantir que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo”, explicou Riedel.

Já a secretária Maria Cecília lembrou ainda, que o Instituto está auxiliando na capacitação dos professores e de toda comunidade escolar de MS principalmente, no que diz respeito  às competências  cognitivas e socioemocionais. “Trabalhamos com estudantes, seres humanos e o desafio é retirá-lo do isolamento e conviver em sociedade, principalmente neste momento difícil em que vivemos. É a capacidade humana que vai ajudar nossos gestores neste novo cenário mundial, com imaginação, criatividade, disciplina, dedicação e persistência”.