Geral

22/06/2020 15:51

Bolsonaro dispara: 'homem do campo perdeu medo do Ibama no meu governo'

Ambientalistas fazem duras críticas ao presidente

22/06/2020 às 15:51 | Atualizado 22/06/2020 às 15:52 Thiago de Souza
Hugo Barreto - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (22), que o produtor rural brasileiro perdeu o medo das ações do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio. O presidente prestigiou lançamento de uma emissora do agronegócio. 

'''No passado, o homem do campo tinha medo de receber alguém do Ibama ou do ICMBio. Esse medo acabou. Nós fazemos o que está na lei: advertir e orientar, depois, se for o caso, se fala em punição'', comentou Bolsonaro.

O presidente, atendendo a bancada do agronegócio no Congresso, publicou um decreto para pôr fim ao que ele chamava de “farra das multas ambientais''. Pelas regras do texto, seria possível converter multas simples em serviços de preservação do meio ambiente. Além disso, a norma permite descontos de até 60% no valor da infração nas audiências de conciliação.

Outra ação adotada pelo governo e que indignou ambientalistas foi o fato de maquinários, como tratores e escavadeiras,usados em desmatamentos, não poderem ser mais destruídos. Antes, diante da impossibilidade de remoção do local da infração, o equipamento era queimado.