Cidades

26/06/2020 13:00

PRAGA BÍBLICA? Nuvem de gafanhotos deve permanecer longe de MS

Nuvem segue rumo ao Uruguai

26/06/2020 às 13:00 | Atualizado 26/06/2020 às 15:25 Dany Nascimento e Willian Leite
Sanjeev Gupta / EFE-EPA - 14.6.2020

A nuvem de gafanhotos que poderia chegar ao Brasil mudou de rota e segue rumo ao Uruguai. Mesmo assim foi criado um Comitê de Monitoramento em Mato Grosso do Sul para acompanhar o trajeto dos insetos e ficar em alerta caso a nuvem faça novos desvios.

De acordo com o superintendente do Ministério da Agricultura em Mato Grosso do Sul, Celso de Souza Martins, é praticamente zero a chance da nuvem chegar no Estado. Ele afirma que muitos campo-grandenses estão entrando em contato com o governo do Estado, alegando que estão encontrando gafanhotos na cidade, mas isso é normal.

“As pessoas se assustam por encontrar essa espécie, mas é normal, no Brasil temos essa espécie de inseto. A nuvem em movimentação migra em direção ao Uruguai. Foi criado esse comitê de monitoramento para acompanhar. Ele é formado técnicos da Superintendência de MS, do governo do Estado por meio da Semagro e Iagro. Ele estabelece medidas de monitoramento e fica em alerta, caso encontre alguma possibilidade dessa nuvem chegar aqui”, diz Celso.

Ele afirma que existe um grupo de nível federal que também monitora a nuvem e troca informações com a Argentina. “A população pode ficar em paz, existe um setor cuidando disso já, mas praticamente não tem chance deles chegarem aqui”.