Geral

08/07/2020 16:37

Facebook derruba rede de fake news em gabinetes de Eduardo e Flávio Bolsonaro

Postagens continham memes políticos e críticas à oposição

08/07/2020 às 16:37 | Atualizado 08/07/2020 às 16:41 Thiago de Souza
Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (8), que derrubou uma série de perfis que promoviam fake news na rede. Entre os alvos, estão contas ligadas a funcionários dos gabinetes de Eduardo e Flávio Bolsonaro no Congresso Nacional. 

Segundo o anúncio, foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. No Facebook, as páginas tinham 883 mil seguidores, enquanto as do Instagram tinham 917 mil seguidores. Estavam no grupo, 350 pessoas, disse o Metrópoles. 

Conforme o apurado, os perfis continham posts relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, jornais e jornalistas, além de conteúdo sobre o novo coronavírus. Ainda segundo o Facebook, parte do material já havia sido removido da plataforma por violar os padrões da comunidade, como discurso de ódio. 

Além do Brasil, foram derrubadas redes nos EUA, na Ucrânia e na América Latina, incluindo países como Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Chile, além de El Salvador, na América Central.

Nathaniel Gleicher, diretor de Cibersegurança do Facebook, foi cauteloso em apontar o envolvimento direto ou o conhecimento dos políticos na campanha, inclusive na coordenação das postagens. “Não podemos afirmar a ligação direta das pessoas citadas, mas podemos afirmar que pessoas associadas a eles e a seus escritórios se envolveram em comportamento inautêntico na plataforma.”