Geral

27/07/2020 10:21

Enquete: maioria acredita que mortes de outras doenças estão sendo registradas como Covid-19

Internautas de MS responderam enquete do site e duvidam de registros, mesmo autoridades colocando a causa morte e pontuando comorbidades do paciente

27/07/2020 às 10:21 | Atualizado 27/07/2020 às 10:21 Rayani Santa Cruz
Reprodução Setorsaúde.com.br

Surpreendentemente, 58,99% dos internautas que responderam a enquete da semana do TopMídiaNews acreditam que mortos de outras doenças estão sendo registrados como covid-19 no país.

A pergunta era simples: “você acredita que estão colocando mortos de outras doenças como covid-19?”, e teve participação de 690 pessoas. O percentual de  41,01% respondeu que não, ou seja, confiam nos dados e registros repassados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde, em relação à causa morte.

O interessante é que, nos registros e ao anunciar óbitos, as autoridades de saúde repassam idade, sexo e se o paciente possuía ou não comorbidades (ex: hipertensão, diabetes, asma e câncer) somadas ao novo coronavírus. 

Quando existe a comorbidade, a possibilidade de o paciente sucumbir mais rápido ao novo coronavírus é até 12 vezes maior, segundo estudo do Centro de Controle de Prevenção de Doenças, dos EUA (clique aqui para saber mais). Por exemplo, se ele tem câncer e pegar a doença vindo a morrer, o registro final será de covid-19, que foi a causa fatal e não o câncer. Mas, o registro terá que o paciente tinha diagnóstico da primeira doença. 

Segundo especialistas, o que ocorre é que quando o indivíduo já possui alguma doença, o risco de agravar o quadro de saúde pela infecção do vírus é gigante. 

Autoridades também descartam qualquer hipótese de o registro ser realizado com pacientes com entradas vindas de traumatismo (acidentes diversos) e tentativas de homicídio como alguns insistem em dizer.