Geral

30/07/2020 20:16

CENSURA? Alexandre de Moraes bloqueia redes sociais de bolsonaristas até no exterior

Twitter destacou que decisão fere a liberdade de expressão

30/07/2020 às 20:16 | Atualizado 30/07/2020 às 20:21 Thiago de Souza
Reprodução Twitter

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, nesta quinta-feira (30), o bloqueio de contas em redes sociais de bolsonaristas que estão hospedadas no exterior. Na sexta-feira (24), ele mandou bloquear perfis no Twitter de 16 apoiadores do presidente. 

A medida foi tomada para evitar uma manobra usada por apoiadores, que usaram perfis de redes hospedadas em outros países para fugir da decisão judicial. 
Segundo o Congresso em Foco, entre as contas suspensas internacionalmente estão  a da militante Sara Winter, a do ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, a do empresário Luciano Hang e as dos blogueiros Allan dos Santos, do site Terça Livre, e Bernardo Kuster, do site Brasil Sem Medo.

À Folha de SP, o Twitter enviou nota dizendo que a decisão de Moraes é desproporcional. 

"O Twitter bloqueou as contas para atender a uma ordem judicial proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora não caiba ao Twitter defender a legalidade do conteúdo postado ou a conduta das pessoas impactadas pela referida ordem, a empresa considera a determinação desproporcional sob a ótica do regime de liberdade de expressão vigente no Brasil e, por isso, irá recorrer da decisão de bloqueio", escreveu a empresa em nota.