Saúde

08/08/2020 09:10

Cientistas criam teste rápido que detecta coronavírus pela saliva

Opção pode ser mais barata e eficaz

08/08/2020 às 09:10 | Atualizado 08/08/2020 às 08:33 Dany Nascimento
: Irene Yi/UC Berkeley via AP Um grupo de cientistas da Escola de

Cientistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale publicaram um artigo na revista científica MedRxiv, apresentando o desenvolvimento de um teste para coronavírus que detecta o vírus pela saliva.

Eles afirmam que o teste pela saliva pode resolver o problema de baixa testagem da população em alguns países que enfrentam problemas como falta de profissionais treinados para fazer o exame do tipo RT-PCR (que pode gerar aerossóis e infectar o local), a falta de reagentes químicos e de swaps (espécie de cotonete de haste longa usado para coletar o material da faringe) e o alto custo dos testes convencionais.

Segundo o G1, no Brasil, há pesquisas em universidades públicas para o desenvolvendo do teste de coronavírus feito pela saliva.

Resultado rápido

O teste de saliva desenvolvido por eles, chamado de SalivaDirect, pode ser feito por pessoas com ou sem os sintomas da Covid-19. Outra vantagem é que ele é indolor, não é invasivo, não demora 24 horas para ficar pronto e a saliva pode ser coletada pelo próprio paciente.

Publicado no dia 4, o artigo ainda não foi revisado por pares. No dia 14 de julho, o teste SalivaDirect foi submetido aos órgãos do governo americano pedindo aprovação para uso emergencial.