Cidades

13/08/2020 07:32

Vacina que previne doenças pulmonares é oferecida em MS

Ela será disponibilizada em 13 unidades de saúde em diversas regiões do Estado

13/08/2020 às 07:32 | Atualizado 13/08/2020 às 08:57 Dany Nascimento
Divulgação

A Vacina Pneumocócica conjugada 13-valente é oferecida para pacientes de risco maiores de cinco anos de idade, em Mato Grosso do Sul. A vacina, que previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas por 13 sorotipos de pneumococos, será disponibilizada em 13 unidades de saúde em diversas regiões do Estado mediante prescrição médica com justificativa da indicação.

Segundo o Governo do Estado, conforme o Art. 3° da Resolução N.º 58 CIB/SES, a vacina pneumocócica 13-valente está indicada em esquema sequencial com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente para pacientes de risco maiores de cinco anos, de acordo com as condições estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização.

Recebem a imunização: I - Pacientes que vivem com HIV/Aids; II - Transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea); III - Transplantados de órgãos sólidos; IV - Pacientes oncológicos. A Resolução estabelece ainda que os pacientes transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea) e transplantados de órgãos sólidos serão encaminhados para o CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Clique aqui e veja os locais de vacinação