CORONAVÍRUS

20/08/2020 18:08

Volta às aulas? Crianças com covid-19 têm carga viral maior que adultos em UTI, diz estudo

Foram avaliadas 192 crianças e jovens de até 22 anos

20/08/2020 às 18:08 | Atualizado 20/08/2020 às 17:41 Diana Christie
André de Abreu/Arquivo

Estudo da revista científica "Journal of Pediatrics", publicado hoje (20), diz que crianças com a covid-19 têm maior carga viral do Sars CoV-2, vírus que transmite a doença, do que adultos hospitalizados. A descoberta pode dificultar o retorno às aulas em todo o mundo. As informações são do G1.

Pesquisadores do Hospital Geral de Massachussetts, em Boston, analisaram pacientes de 0 a 22 anos e fizeram comparações com adultos em UTIs. Nos pacientes infectados com idade entre 11 e 16 anos, foram identificados "altos níveis de vírus" nas vias aéreas. Isso significa que eles têm maior capacidade de propagação da doença.

"Eu não esperava que a carga viral seria tão alta. Você pensa em um hospital e em todas as precauções tomadas para o tratamento de adultos em casos graves, mas as cargas virais desses pacientes hospitalizados são significativamente mais baixas do que as de uma 'criança saudável' que está circulando", explicou Lael Yonker, um dos diretores do hospital e principal autor do estudo.

Foram avaliadas 192 crianças. Ainda, os autores analisaram a expressão do receptor o vírus nas crianças: a proteína Spike do vírus utiliza uma "porta de entrada" na célula, que em maior ou menor quantidade pode influenciar na infecção em determinados tecidos do corpo. Crianças têm menor presença dessas enzimas.

"Durante esta pandemia da Covid-19, nós rastreamos principalmente indivíduos com sintomas e então chegamos à conclusão errada de que a maioria das pessoas infectadas são adultos. Nossos resultados mostram que as crianças não estão protegidas contra o vírus e que não devemos descartá-las como potenciais propagadoras", completou Alessio Fasano, um dos autores do artigo.