Cidades

15/09/2020 10:41

Feiras livres voltam a funcionar e devem seguir planos de biossegurança em Corumbá

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e assinada pelo prefeito Marcelo Iunes

15/09/2020 às 10:41 | Atualizado 15/09/2020 às 09:23 Nathalia Pelzl
Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense

Após quase 6 meses de suspensão, as feiras livres estão autorizadas a funcionar em Corumbá desde que sejam cumpridas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município e assinada pelo prefeito Marcelo Iunes.

O documento ressalta que a volta progressiva da atividade foi precedida de amplo estudo e da elaboração do plano de biossegurança pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Operação Estratégica em Saúde Pública, e pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas.

Inicialmente, está autorizado apenas o comércio de hortifruti, materiais de limpeza e de gêneros alimentícios, inclusive alimentos preparados no local. Outra atividade é proibida. O horário de funcionamento é das 06h às 12h, somente das feiras regulamentadas pelo Município nos seguintes dias da semana e locais.

Além disso, aqueles profissionais que trabalham no preparo de alimentos deverão adotar medidas adicionais de higiene, como lavagem das mãos e/ou higienização com álcool em gel a 70% sempre que houver tosse, espirro, toque no nariz, olhos ou boca, manuseio de chaves, celular, ida aos sanitários, dentre outras.

Confira aqui decreto na íntegra.