Cidades

16/09/2020 14:21

Programa Madrinha e Padrinho ajuda idosos no distanciamento social durante pandemia

Programa da Fundação Manoel de Barros atende mais de 80 idosos da capital participam das ações do projeto

16/09/2020 às 14:21 | Atualizado 16/09/2020 às 13:25 Nathalia Pelzl
Voluntária projeto - Divulgação

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Manoel de Barros (FMB), por meio do projeto Ativa Idade, criou o ´Programa Madrinha e Padrinho’, que tem por objetivo auxiliar idosos a enfrentarem o processo de distanciamento social de maneira menos traumática e solitária.

Seja através de um telefonema, troca de receitas, histórias ou troca de experiências, os colaboradores voluntários da FMB começaram a buscar formas de manterem contato a distância com os idosos.

Cada profissional e/ou voluntário apadrinhou 10 idosos. A ação, conforme divulgado pela assessoria, consiste no acompanhamento personalizado aos idosos, via ligação telefônica e whatsapp.

Além disso, semanalmente os padrinhos fazem contatos com os afilhados, conversando, promovendo atividades lúdicas onlines, entre outras ações. No aniversário de Campo Grande, por exemplo, os idosos foram incentivados a produzir um vídeo parabenizando a capital. O padrinho tem o objetivo de animar, levantar a autoestima, auxiliar o idoso a passar por esse momento de distanciamento social.

“A essência da nossa prestação de serviço ao idoso é o abraço, o aconchego, a atenção, ´o olho no olho´. Segunda-feira, geralmente, era o dia de atividades presenciais com o maior número de participantes do projeto Ativa Idade, eu entrava na sala de manhã e abraçava todos os idosos. Infelizmente o distanciamento social acabou quebrando isso; então, com o ´Programa Madrinha e Padrinho´, nós resgatamos o contato físico com os idosos, com o coração, com as ligações, com as vídeo chamadas, com as atividades que estamos desenvolvendo, mesmo à distância”, conta Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.