Geral

10/01/2021 18:02

Japão detecta variante do coronavírus em quatro brasileiros

Viajantes estiveram no Amazonas e três deles tiveram sintomas

10/01/2021 às 18:02 | Atualizado 10/01/2021 às 18:12 Thiago de Souza
Reprodução UOL Youtube

Ministério da Saúde do Japão informou, neste domingo (10), ter encontrado uma variante do coronavírus em quatro viajante que estiveram no Brasil. Autoridades do Ministério da Saúde do Brasil já estão cientes do caso. 

Conforme a informação dos japoneses, os viajantes estiveram no Amazonas e voltaram ao país oriental em 2 de janeiro. A variante do vírus que causa a covid-19 foi detectada no aeroporto de Haneda, em Tóquio. 

Segundo o UOL, amostras dos pacientes foram colhidas e confirmaram tratar-se de uma nova cepa da doença, diferente de duas outras já identificadas no Reino Unido e na África do Sul. Estas duas e mostraram altamente infecciosas.

O governo japonês disse que também investiga se as vacinas disponíveis são eficazes contra a nova variante do coronavírus.

Dos quatro viajantes vindos do Brasil, há um homem de cerca de 40 anos teve problemas para respirar. Uma mulher na casa dos 30 anos teve dor de cabeça e garganta. Já um adolescente teve febre, e uma adolescente ficou assintomática.

Rastreamento

No Brasil, o Ministério da Saúde disse ter pedido ao governo japonês os dados sobre a nacionalidade dos viajantes e locais de deslocamento no Brasil para rastreamento de potenciais contatos.