Geral

16/01/2021 16:15

DPU entra com pedido para anular decisão que mantém datas do Enem

16/01/2021 às 16:15 | Atualizado 16/01/2021 às 15:54 Mariana Rodrigues
Mariana Leal/MEC

Neste sábado (16), a DPU (Defensoria Pública da União), entrou com pedido de anulação da decisão que manteve as datas do Enem (Exame Nacional do ensino Médio) progamado para este domingo (17) e para o dia 24. A Defensoria alega que o órgão responsável pela aplicação das provas não teria como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Conforme informações do R7, a Defensoria diz que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela realização das provas, não teria como garantir o cumprimento dos protocolos sanitários criados por eles mesmos, e "ainda induziram a Justiça Federal da 3ª Região a erro, prestando informações inverídicas que vieram a subsidiar as decisões de indeferimento dos pedidos de adiamento, em 1ª e 2ª instância".

Ainda segundo com a Defensoria, reportagens sobre a realização do Enem trouxeram inúmeros relatos de que a ocupação de muitas das salas será bem superior aos 50% da capacidade, percentual com que o próprio Inep havia se comprometido. "Na maioria desses casos, a ocupação é de cerca de 80%, muito acima de um número prometido. Esperamos que a decisão seja revertida ou fundamentada de outro modo", disse ao Estadão o defensor João Paulo Dorini.