Geral

09/02/2021 17:15

Fique ligado: seguros não cobrem motor danificado por causa de combustível 'batizado'

Uma profissional dá dicas de como tentar identificar um produto alterado

09/02/2021 às 17:15 | Atualizado 09/02/2021 às 15:32 Thiago de Souza
Ipem - Governo SP

Parte dos dados de um motor são causados pela colocação de combustível adulterado em postos de combustíveis. No entanto, as empresas de seguro não cobrem esses defeitos e o consumidor é que arca com o prejuízo. 

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de São Paulo, por exemplo, fiscalizou de janeiro a novembro de 2020, cerca de 5.820 bombas, das quais 1.009 foram reprovadas. 

A corretora de seguros, Hellen Reis, de São Mateus, no Espírito Santo, já atuou em oficina mecânica por 12 anos e lembra que danos aos motores por causa da falta de qualidade no combustível é muito comum. 

Segundo o Sindicato das Seguradoras do Paraná, Hellen orienta que o motorista deve, ao perceber problemas para ligar o veículo, desconfiar do combustível estar adulterado. Se estiver trafegando, o carro pode apresentar problemas, logo após o abastecimento, e ratear e perder força. 

“O ideal é levar o veículo imediatamente a uma oficina ou mecânico de confiança, pois o prolongamento dessa situação pode provocar prejuízos maiores”, afirma.

Assistência sim

Hellen explica que os seguros não cobrem os danos, mas promovem assistência técnica. Ela destaca, no entanto, a necessidade de contratar um seguro, já que, em caso de pane, as companhias dão todas as assistências necessárias, como guincho para levar o veículo até uma oficina e táxi para o transporte do motorista e passageiros.

A corretora acrescenta que uma situação como essa pode ser resolvida de 1 a 2 dias na oficina, mas se o problema for agravado o segurado pode contar com um carro reserva, se contratou essa cobertura na apólice do seguro. Nem todas as seguradoras ofertam essa assistência. Por isso, orienta que o melhor é o segurado perguntar a seu corretor na hora da contratação.

As seguradoras não pagam prejuízos com o motor porque consideram que o problema normalmente é causado “por mau uso” ou por algum outro fator externo, como o uso de combustível adulterado, mesmo, claro, que involuntariamente.

Como evitar

Segundo a corretora, é muito difícil constatar se o combustível do veículo é de qualidade ou não. Mas há dicas importantes a serem seguidas. 

• Desconfie de preços baixos: A gasolina com preço muito barato costuma ser adulterada;

• Confira a origem da gasolina: o posto tem que informar de onde vêm seus produtos. Os postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) devem informar, em cada bomba abastecedora, qual foi a distribuidora que forneceu o combustível.

• Verifique se tem o selo do Inmetro: se desconfiar de diferença entre a quantidade de combustível que você pagou e a que realmente foi colocada no seu tanque, peça ao posto para testar a bomba na sua frente.

• Peça o teste da proveta. se suspeitar da qualidade de uma gasolina, pode e deve pedir no posto que realizem na hora o “teste da proveta”, que mede a porcentagem de etanol misturado à gasolina.