Interior

14/02/2021 10:18

Mais um "rolezinho" é encerrado e 90 pessoas são encaminhadas à delegacia

Desse total, quatro pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante e dois mandados de prisão foram cumpridos

14/02/2021 às 10:18 | Atualizado 14/02/2021 às 08:37 Willian Leite
Oswaldo Duarte / Dourados News

Na madrugada deste domingo (14), por volta de 1h30, noventa pessoas foram detidas durante uma aglomeração no loteamento GreenVille, localizado nas proximidades do Distrito Industrial, em Dourados. Conforme informações policiais, havia cerca de 300 pessoas no local.

Segundo o site Dourados News a ação foi efetivada durante a Operação “Carnaval sem Covid-19”, desencadeada pela Guarda Municipal de Dourados em parceria com a Polícia Militar e demais órgãos de fiscalização. 
Na madrugada, as equipes fizeram o cerco preventivo na área alvo e iniciaram as abordagens a pessoas e veículos que, com a chegada dos policiais, empreenderam fuga.

Depois da saturação e identificação das pessoas e veículos abordados foi possível constatar crimes de trânsito como dirigir embriagado e outras instruções administrativas. Nove veículos foram recolhidos para o pátio do Ciretan de Dourados. Foram flagrados adolescentes, várias caixas de bebida alcóolica e porções de maconha. 

No total, 90 pessoas foram encaminhadas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), sendo 27 mulheres e 63 homens, além de um adolescente apreendido. Desse total, quatro pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante e dois mandados de prisão foram cumpridos.

Para os órgãos envolvidos na operação, o número de pessoas detidas em apenas dois dias revela o quão inconsequentes são os participantes desse tipo de evento que contraria todas as normas de segurança e sanitárias, colocando ou expondo um grande número de pessoas ao contágio e transmissão do coronavírus. 

Em nota, a Guarda Municipal de Dourados afirmou que as ações de repressão aos eventos que provocam esse tipo de aglomeração continuarão sendo executados de forma enérgica e com tolerância zero.

O indivíduo que for flagrado em aglomerações será detido e responderá criminalmente pela infração sanitária com pena de até um ano de detenção, além dos demais crimes que comumente são flagrados nas ações.

A ação conjunta teve participação de policiais militares do 3º BPM e da 9ª CIPM, além dos Guardas Municipais, Agentes de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e representantes do Conselho Tutelar e Juizado da infância e Juventude.

Na madrugada do sábado, 70 pessoas foram detidas pela violação do Art. 268, por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação da doença. Os indivíduos desrespeitaram o decreto municipal do toque de recolher e distanciamento social.