Política

21/03/2021 07:00

Opositores de Bolsonaro, deputados de MS são contra privatização dos Correios

Questionado sobre a ideia, deputados federais mostraram ressalvas sobre a iniciativa

21/03/2021 às 07:00 | Atualizado 21/03/2021 às 11:32 Nathalia Pelzl
Questionado sobre a ideia, deputados federais mostraram ressalvas sobre a iniciativa - André de Abreu / Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / Fernando Frazão

Desde fevereiro, a privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), que emprega quase 100 mil funcionários, voltou a estar em pauta, na Câmara dos Deputados. 

O projeto de lei foi enviado pelo Palácio do Planalto à Câmara em 25 de fevereiro, no entanto, o assunto já vem sendo discutido há muito tempo. 

Questionado sobre a ideia de privatização, dois deputados federais de Mato Grosso do Sul mostraram ressalvas sobre a iniciativa. 

O deputado federal Vander Loubet, PT, destacou que, desde que surgiu a ideia privatizar os Correios, ele tem se reunido com os trabalhadores e trabalhadoras da empresa para manifestar solidariedade e reafirmar apoio na luta dessa categoria contra esse processo.

“Os Correios são uma empresa pública estratégica para a integração do nosso país. Apesar disso, há movimentos que buscam a privatização da empresa, algo que causaria enorme prejuízo, principalmente para municípios pequenos e estados de menor população, como é o caso do nosso Mato Grosso do Sul”, detalhou. 

“Privatizar os Correios significaria deixar milhares de cidades pequenas e/ou isoladas desassistidas, afinal, empresas privadas focam o lucro apenas, diferente dos Correios, que cumpre um papel social, entregando encomendas e correspondências onde for necessário, mesmo que não seja lucrativo - o que não significa que a empresa não seja lucrativa, pelo contrário, gera lucro. Porém, não está presa aos anseios e à voracidade de acionistas”, complementou. 

Na visão dele, desde o governo Temer, os Correios têm passado por um processo de sucateamento. 

“O objetivo é muito claro: precarizar o atendimento, levando clientes e a sociedade a acreditar que a privatização seria a solução. Por esses e outros motivos, somos contra a privatização dos Correios e seguiremos trabalhando para que continue sendo uma estatal estratégica para o Brasil, tendo como foco atender à população”. 

Fake news para prejudicar estatal

Além dele, o deputado federal Fábio Trad, PSD, acredita que é preciso estar atento sobre a intenção por trás dessa iniciativa. 

Em outubro, ele se posicionou sobre o assunto, agora, quando questionado, ele mantém o posicionamento, conforme assessoria de imprensa. 

Segundo ele, a empresa vem sendo alvo de ataques por parte do Governo Federal, que deveria se orgulhar, já que os Correios ocupam 3º lugar em credibilidade do país. 

“A impressão que se tem é que o Governo Federal, por alguma motivação ou interesse de sua política econômica neoliberal e radicalmente privatista, escolheu os Correios como grande estatal a ser privatizada”. 

Na visão dele, isso é desleal, já que tem usado fake news para conseguir tal feito. 

“Ao longo do período de pandemia, tem prestado serviços relevantes, ainda mais essenciais a todos os brasileiros, alegam que dá prejuízo, quando, na verdade, registraram lucros nos últimos 3 exercícios”. 

“Os Correios existem para cumprir mandato constitucional, pois, compete a União manter o serviço postal. Ao invés de privatizar, que o Governo Federal, avalie formas melhores de usar a infraestrutura para ampliar e melhorar a prestação de serviços públicos”, finalizou.