Cidades

01/04/2021 10:45

HU de Dourados e SES tentam acordo por 55 novos leitos de covid

O hospital ficará responsável pela contratação de profissionais de saúde para atender e gerir os leitos que serão abertos

01/04/2021 às 10:45 | Atualizado 01/04/2021 às 10:33 Vinicius Costa
PMCG

O HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) afirmou, nesta quarta-feira (31), que está buscando um acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), através de um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) para a viabilização de 55 leitos de covid que seriam comprados para amenizar a lotação da região, que está próximo dos 90% de ocupação.

De acordo com o comunicado, o acréscimo conta com 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar de pacientes adultos, 5 leitos de UTI pediátricos para covid e 20 leitos clínicos de enfermaria para covid.

O hospital ficará responsável pela contratação de profissionais de saúde para atender e gerir os leitos que serão abertos. Além disso, arca com a prestação de serviços.

Por outro lado, a Prefeitura de Dourados estará a caráter da regulação e demandar os pacientes de covid, além de ficar responsável pela perda de recursos humanos, desabastecimento de insumos, medicamentos, gases medicinais ou equipamentos essenciais que inviabilize a continuidade do serviço.

A SES, por sua vez, tende a fornecer equipamentos necessários a habilitação dos leitos, custeio de material necessário, além de manter os níveis de estoques de equipamentos de proteção, medicamentos, oxigênio e demais insumos.