Cidades

27/05/2021 17:25

Advogados pedem inclusão de grupo na vacinação contra a covid em MS

De acordo com a classe, pelo menos 15 mil advogados estão presentes em todos os municípios

27/05/2021 às 17:25 | Atualizado 27/05/2021 às 17:15 Vinicius Costa
Divulgação

Com um aumento expressivo de mortes de advogados causados pelo coronavírus, a ABMCJ/MS (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso do Sul) decidiu realizar um pedido para o incremento da categoria no processo de vacinação do grupo prioritário que está sendo feito no PNI (Plano Nacional de Imunização).

Uma reunião foi feita com o secretário de Saúde, Geraldo Resende e um dos argumentos apresentados é pela constante visita dos advogados a delegacias e presídios ficando exposto ao vírus.

“A tragédia tem atingido toda a população brasileira e os advogados são mais expostos. Muitos criminalistas não podem fazer atendimento via teletrabalho, por exemplo, e acabam sendo contaminados na defesa dos direitos”, explica a advogada e presidente da ABMCJ, Rachel Magrini.

Um breve levantamento foi levado para o secretário mostrando que 4 mortes de advogados foram colocados no site da OAB-MS do dia 19 ao dia 27 deste mês.

“Até hoje a classe dos advogados não foi contemplada com nenhuma providência específica, isto é, aquela constitucionalmente reconhecida como indispensável à administração da justiça ainda aguarda, desprotegida, a imunização”, ressalta. 

De acordo com a classe, pelo menos 15 mil advogados estão presentes em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.