Política

28/05/2021 07:14

Bolsonaro pede suspensão de medidas restritivas tomadas por três estados

Presidente quer barrar restrições no Paraná, Rio Grande do Norte e Pernambuco

28/05/2021 às 07:14 | Atualizado 28/05/2021 às 06:59 Nathalia Pelzl
O Globo

O presidente Jair Bolsonaro pediu para o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender medidas restritivas adotadas nos últimos dias por três estados: Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A decisão do presidente foi divulgada nesta quinta-feira (27).

Na ação, apresentada por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), Bolsonaro pede para os decretos serem considerados inconstitucionais "por violação aos princípios democrático, do Estado de Direito, da legalidade e da proporcionalidade, bem como por afronta aos direitos fundamentais ao trabalho, à livre iniciativa e à subsistência".

Conforme noticiado pela Agência O Globo, os decretos do Paraná e do Rio Grande do Norte estabeleceram um toque de recolher em determinados horários. Já o decreto de Pernambuco restringe o funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais. Às três medidas foram tomadas entre os dias 21 e 25.

Em nota à imprensa, a AGU afirmou que a ação não pretende questionar decisões anteriores do STF que reconheceram autonomia de estados e municípios para tomarem medidas restritivas. O órgão considera, no entanto, que "algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis".