Cultura

01/11/2013 10:34

Oficina capacita 30 indígenas no município de Paranhos

Renda

01/11/2013 às 10:34 | Atualizado Ana Rita Chagas
Foto: Divulgação

Artesãos  do núcleo produtivo local da etnia Guarani Kaiowá participam na próxima segunda-feira (4), da oficina de Artesanato Indígena, na Aldeia Pirajuí, em Paranhos. A oficina será ministrada pelo professor Mathias Duran e contará com 30 alunos  que irão ter 80 horas/aula.

O objetivo é capacitar os artesãos na criação de peças que usam argila e fibra como matérias-primas, respeitando as características do artesanato indígena de Mato Grosso do Sul. A iniciativa também visa, ainda, resgatar os ofícios tradicionais, transformando-os em geração de renda para comunidade.

Projeto - Desenvolvido em 2007 pelo governo do Estado, o projeto Artesania visa o fortalecimento do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul. Prevê investimentos na capacitação de artesãos e no incentivo à criação de núcleos artesanais, gerando emprego e renda para milhares de famílias e difundindo no Brasil e internacionalmente os produtos artesanais sul-mato-grossenses.

O programa aproveita as vocações regionais, levando a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora por meio da preparação para o mercado competitivo.